terça-feira, 3 de março de 2009

Yes We Can!

Leio os jornais nesta pausa para o lanche. A sensação de dia histórico não pode deixar de se notar.
Multidões a vibrar com uma vitória política, imagens de vibração colectiva por partes de povos que não tinham direito a escolher e ainda assim gritam o nome do vencedor.
Obama não será o salvador do mundo, não creio sequer que possa mudar significativamente a política dos EUA. Mas há algo que retenho, a sede do povo!
A sede por um guia, por algo que faça sentido, a sede de justiça, de voz. O mundo está a mudar, parece ser o fim do capitalismo selvagem da sociedade de consumo que se está a consumir a ela própria. As ideias de Obama não são claras, mas os motivos da sua vitória são-o. O desejo de mudança! Vivemos num mundo que começa a só agradar a um conjunto cada vez menor de priveligiados, os outros esses vibram com a esperança na mudança. Que mudança? essa é outra questão. Mas que este desejo parece imparável não tenho dúvidas. O simbolo maior da sociedade actual deu o primeiro sinal.
Obama tem o valor do carisma, da liderança, fala ao coração, e teve o mérito de mobilizar, esperemos que faça o melhor com isso.
Para já fica o Slogan, pensado pelos génios do marketing que construiram a imagem Obama, mas que sempre me disse muito. Na minha vida sempre respondi aos desafios... Yes I Can!

Por isso não basta queixarmo-nos. Temos de participar, de discutir de nos informar, votar, exigir, criticar, propôr... Em cada casa, cada empresa, cada país, só assim se pode mudar.

E a quem acha que não somos capazes... a resposta

Yes We Can!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem com galhardia!